Colaboradores

Dentro da história da Téspis Cia. de Teatro, temos trabalhado em colaboração com alguns artistas. Estes parceiros são frequentes em nossa ficha técnica e nos auxiliam a seguir buscando ferramentas de criação e diálogo, seja como atores, comunicadores, musicistas e/ou outra área técnica.

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Hedra Rockenbach
Coordenadora técnica de espetáculos, sound designer, light designer. Por ter formação multidisciplinar, desenvolveu um trabalho singular no campo das artes cênicas em que pesquisa o intangível como possibilidade criadora de dramaturgia. Desde 2016, também atua no audiovisual criando trilhas sonoras.

Integrou a Cia. Cena 11, desde 1995, participando de suas produções como responsável pela ambientação sonora e a partir de 2003 também pela ambientação cênica (luz e cenário): 2018 – Anátema / 2018 – Z / 2016 – “Protocolo Elefante” / 2014 – “Monotonia de aproximação e fuga para 07 corpos” / 2013 – “ Sobre expectativas e promessas” / 2012 – “Carta de Amor ao Inimigo”, “EPCDI – Work in Progress ”, resultado 01 de residência artística entre Luis Garay & Cia. (Ar-gentina) e Cena 11 (Brasil) / 2011 – “SIM< Ações integradas de consentimento para ocupação e resistência” / 2009 -“Embodied Voodoo Game”, “Guia de idéias correlatas” – São Paulo – SP / 2007 – “Pequenas frestas de ficção sobre realidade insistente” / 2005 – “SKINNERBOX / 2003 – “Projeto.SKR / 2000 – “Violência” / 1998 – “A Carne dos Vencidos no Verbo dos Anjos” / 1997 – “IN’Perfeito” / 1996 – “O Novo Cangaço”.

Teve uma peça de figurino selecionada para a Quadrienal de Praga – Exposição Figurinos Radicais com o Figurino Final #01 do Espetáculo “Pequenas frestas de ficção sobre realidade insistente”. Em 2023 retorna à quadrienal e recebe o prêmio “Best team work in the exhibition” com a exposição “Encruzilhadas: acreditamos nas esquinas“.

Na Téspis Cia. de Teatro, desenvolve as ambientações sonoras desde o ano de 2010, iniciando com o espetáculo “Pequeno Inventário de Impropriedades” e realizando também “Meteoros“, “Tomara que Não chova ou a história do homem que se transformou em cachorro“, “Cabeça de Papel“, “Esse Corpo Meu?“, “O Patinho Feio, o Gato Desgrenhado e as Galinhas Vesgas do Mundo” e “Papelê – uma aventura de papel. Em “Índice 22“, além da ambientação sonora, realizou também um processo de interlocução artística durante a montagem.

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Leandro Cardoso

Ator, produtor e co-fundador na Karma Coletivo de Artes Cênicas, atua na área teatral desde 2005. É licenciado em Artes Visuais, pós-graduado em Arte e Educação, História da Arte e em Dança e Consciência Corporal.

Junto da Karma Coletivo é coordenador e produtor do Conexões Contemporâneas, evento de formação para artistas da cena contemporânea. Atualmente está em cartaz com o espetáculo “Proibido Acesso“. Na Karma Coletivo já esteve em cena nos espetáculos “Em Respeito à Dor” (2014) e “Berlim: dois corpos à procura” (2015).

Leandro atua também como figurinista para grupos, coletivos e artistas da cena, Dentre eles: “Berlim: Dois Corpos à Procura” e “Dois ao Cubo” (Karma Coletivo de Artes Cênicas), “Falaceira” e “A Maravilhosa Princesa das Bolinhas” (Téspis Cia. de Teatro), “Cor de quê?” (Massprodução), assistente na criação de figurino, junto de Denise da Luz para a Griô Filmes em “Certos Câes“, ” A Menina Pilota de Espaçonave” (Cia Experimentus Teatrais).

Em 2022 fez parte da Comissão Organizadora do 7º Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha.

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Camila Gonçalves
Graduada em Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali, pós graduada em Gestão Cultural pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC e pós graduada em Administração Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Responsável pela empresa Prosa Cultural, oferecendo serviços especializados em assessoria de comunicação e produção de eventos voltados à arte e cultura.

Com experiência em jornalismo impresso, assessoria de comunicação, produção audiovisual, rádio, TV e mídias sociais. Em produção cultural suas experiências são em elaboração de projeto cultural, captação de recurso para projetos e produção geral e executiva de evento artístico cultural. Trabalhou como jornalista na Rádio e TV Univali, foi colunista cultural no Jornal dos Bairros e também trabalhou com assessoria de imprensa no setor público e privado. Fez assessoria de imprensa para importantes grupos catarinenses: Téspis Cia. de Teatro, Cia Experimentus, Eranos – Círculo de Artes, Karma Cia. De Teatro, Grupo Risco de Teatro, Anchieta Arte Cênica, Grupo Experiência Subterrânea, Cia Mútua e Grupo Casa de Orates. Integrou equipe de festivais culturais como comunicadora e/ou produtora, por exemplo, no Festinfante – Festival para a Infância, Provocações Urbanas, Arrastão Cultural, Festival Bento Nascimento, Cultura Popular: Formação e Partilha, Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha. Fez assessoria de imprensa para a Itajaí Criativa – residência artística, um dos únicos espaços culturais de Itajaí mantidos por um grupo de teatro.

Seu principal foco no jornalismo e produção é trabalhar principalmente em temáticas relacionadas ao Jornalismo Cultural, que envolvam pessoas desfavorecidas culturalmente e mulheres, sempre ampliando ainda mais o alcance da arte.

Mais informações: https://prosacultural.wordpress.com/

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Jônata Gonçalves
Jornalista graduado pela Univali, doutorando e mestre em teatro pelo Programa de Pós Graduação em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc.

Atua como ator e pesquisador de linguagens relacionadas ao corpo do ator e sua potencial característica de corpo dramatúrgico.

Integrou a Téspis Cia. de Teatro entre os anos de 2012 e 2017. Sua formação teatral começou por meio de cursos livres. Dentro de sua livre formação teatral, já participou de oficinas, cursos e workshops com vários profissionais através de suas participações em festivais ou mesmo através de uma busca particular dentro da sua trajetória artística. Alguns dos profissionais com quem teve contato foram: Diego Cazabat (Argentina), Sérgio Mercúrio (Argentina), Renato Ferracine (São Paulo), Pepe Nuñez (Florianópolis), entre outros.

Na Téspis Cia. de Teatro, Jônata participou como ator nos espetáculos: Meteoros, Um, Dois, Três: Alice!, Cabeça de Papel e Tomara que não chova ou A incrível história do homem que se transformou em cachorro. Além disso, participou como auxiliar técnico no espetáculo Esse Corpo Meu?.

Publicou sua dissertação A inquieta poética da busca – um olhar sobre o corpo no corpo da Téspis Cia. de Teatro por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura em 2018.

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Cidval Batista Jr
Ator, diretor e produtor da Cia.. Etc. i Tal, com a qual realiza espetáculos na área das formas animadas.  Formado em produção audiovisual pela UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí.

Atuou em Alevanta Boi! e Vida Seca, ambos dirigidos por Max Reinert e com os quais viajou por várias cidades de SC, através do projeto Baú de Histórias do SESC e também em festivais pelo país e exterior. Participou do Festival Mundial da Marionete, em Charleville, França em 2019 e em várias edições do ENTEPOLA – Festival de Teatro Popular, na Argentina, Chile e México. 

Atualmente vive em Navegantes (SC), além de dirigir espetáculos com companhias do México (La Gorgona Teatro; Confraria Teatral da cidade de Toluca e Petate Escenico).