A Prometéia Cia. de Teatro foi fundada em agosto de 2022 em Florianópolis por estudantes de teatro dissidentes do curso de Teatro da Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC. Atualmente é composta por Guilherme Raphael Caldeira, Nícolas Córdova, Thaís Lima e Helena Maia Antoniassi.
O grupo se reúne por uma vontade persistente de criar e experimentar cenicamente, entendendo neste primeiro ano de sua existência o seu funcionamento e criando metodologias de trabalho através da partilha das experiências com o teatro de cada integrante. O grupo busca maneiras de investigar o imaginário coletivo pelo teatro, utilizando textos teatrais para tentar dialogar com aspectos de teatro-documentário, realismo mágico e seus pontos de encontro na contemporaneidade.
No momento, a companhia está em processo de montagem de sua primeira peça intitulada “QUEIMA BARRACO”, que iniciou em outubro de 2022 e tem previsão de estreia até o fim de 2023. A dramaturgia original foi escrita por Guilherme Raphael Caldeira (que também dirige a peça) traz histórias do cotidiano cada vez mais surreal que vivemos através dos olhos de uma repórter que cria um interesse em queimadas, a montagem conta com Nícolas Córdova e Thaís Lima em cena.
Sobre a participação da companhia no projeto Mentorias Criativas, os artistas dizem que “Conhecer sobre os grupos de teatro operando atualmente em SC e sobre a maneira como estes se articulam nos ajuda a colocar em perspectiva nosso próprio trabalho e maneira de se organizar, nos fazendo começar a especular sobre os elementos que compõe um “teatro catarinense”, tópico que muito nos atravessa” e completam “As discussões acerca das necessidades da manutenção de um coletivo nos fez tomar consciência sobre quais parâmetros de produção artística, comprometimento e burocráticas compõe uma visão maior do que faz um grupo de teatro.“
Para conhecer mais do trabalho do grupo:
instagram.com/prometeiateatro
prometeiateatro@gmail.com
(Projeto cultural selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura, processo FCC 2920 / 2022, com apoio da Itajaí Criativa – residência artística e Procave Empreendimentos.)