Papelê – uma aventura de Papel, espetáculo que vem se destacando em festivais de teatro no Brasil, tem estreia marcada para 05 e 06 de junho no Canal do YouTube da Téspis Cia de Teatro
O espetáculo Papelê – uma aventura de papel, da Téspis Cia de Teatro, irá estrear para o público no próximo final de semana, 05 e 06 de junho, às 17 horas. O projeto é resultado de meses de trabalho, que iniciaram antes mesmo da pandemia do coronavírus chegar ao Brasil. Agora, o espetáculo que é um grande jogo que tem como matéria-prima o ‘papel’, sendo ele no sentido concreto ou figurado, chega aos lares através de estreia virtual e gratuita, pelo YouTube da Téspis Cia de Teatro. Após a transmissão do espetáculo, o público é convidado a participar de uma roda de conversa com a participação de “especialistas”.
Normalmente, os debates após as transmissões são feitos com especialistas e/ou acadêmicos da área, mas dessa vez, a companhia decidiu convidar crianças, entre 05 e 10 anos de idade. A ideia é dialogar diretamente com nosso público-alvo e estabelecer um contato que se assemelhe às apresentações presenciais.
Criado especialmente, para crianças a partir de 3 anos, o espetáculo Papelê já foi selecionado em importantes festivais como o Festival FUNARTE de Teatro Virtual 2020 e o Festival Nacional de Teatro de Ipatinga – ano III. Para a realização do espetáculo, desde o início do ano passado, os integrantes do projeto buscaram ter contato com várias e diferentes linguagens do teatro de animação para criar a montagem. Estas linguagens foram desde as mais tradicionais, como a manipulação direta, máscaras e teatro de objetos, até a interação com projeções pré-gravadas e também em captação em tempo real.
O elenco de Pepelê – uma aventura de Papel é formado por Denise da Luz, Matheus Groszewica e Sabrina Francez, sendo que o processo de construção do espetáculo, também contou com outros profissionais: Leonam Nagel, criador das animações em vídeo; Hedra Rockenbach, compositora da trilha sonora original e Max Reinert, diretor e organizador da dramaturgia, criada em processo colaborativo com os demais participantes.
Devido à pandemia, durante alguns meses, os integrantes do espetáculo tiveram que trabalhar individualmente em suas casas, buscando informações teóricas sobre as técnicas e descobrindo possibilidades de confecção de bonecos simples com elementos do cotidiano de cada um. Este processo está registrado no Diário de Criação, disponível no site da Téspis Cia de Teatro, e rendeu duas cenas curtas que participaram de distintos eventos durante o ano de 2020.
“A pandemia nos forçou a repensar completamente nossos sistemas de produção e encontro. Nos obrigou, inclusive a repensar o que é o teatro e qual a sua função em relação com a sociedade. Aproveitamos o momento para desenvolver nossos trabalhos em outras mídias e aguardamos ansiosamente o momento de podermos dividir os palcos com o público. Enquanto isso, tentamos oferecer experiências agradáveis para o público que permanece em segurança em suas casas” – completa o diretor Max Reinert.
“PaPeLê – uma aventura de Papel” é um projeto produzido com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fundação Cultural de Itajaí / Prefeitura de Itajaí e renúncia fiscal da UNIMED Litoral. Conta com apoio da Procave Empreendimentos e Itajaí Criativa – residência artística..
Sinopse do espetáculo:
PaPeLê é um jogo onde cada criança pode criar a sua própria história. Utilizando-se do corpo, da música, de objetos, bonecos e projeções, a peça é uma grande brincadeira que parte de situações simples, do cotidiano, para transitar para um mundo de imaginação, onde cada um vai assumindo diversos personagens e situações. O papel é o material que vai se transformando e dando forma à narrativa conduzida pelas três figuras que interagem nesse universo lúdico e divertido do palco. PaPeLê te convida à aventura!
Classificação indicativa: LIVRE – Indicado para crianças acima de 03 anos.
Ficha Técnica:
Dramaturgia de Max Reinert a partir de processo colaborativo
Direção e iluminação: Max Reinert
Atuações: Denise da Luz, Matheus Groszewica e Sabrina Francez
Figurinos: Denise da Luz
Costuras: Lélia Machado de Melo e Maria Antunes
Ambientação sonora: Hedra Rockenback
Vídeos: Leonam Nagel
Cenários: Max Reinert e Denise da Luz
Cenotecnia: Jociel Escolástico Cunha e FerForgé
Criação e confecção dos bonecos de mesa e objetos de cena: Leonam Nagel, Matheus Groszewica, Max Reinert e Sabrina Francez
Criação das máscaras/figuras: Denise da Luz, Matheus Groszewica e Max Reinert
Confecção do livro PopUp: Sabrina Francez
Confecção da máscara da Úrsula Malvadinha: Cidval Batista
Operação de vídeo: Leonam Nagel
Operação de luz: Felipe Laurêncio
Designer gráfico: Daniel Olivetto
Assessoria de imprensa: Camila Gonçalves
Captação de imagens: Leonam Nagel
Edição: Leonam Nagel e Max Reinert
Tratamento de som: Hedra Rockenbach
Fotografia: Max Reinert
Tradutora de libras: Camila Francisco
Gravado no Teatro Municipal de Itajaí
Produção: Téspis Cia de Teatro