“A maravilhosa princesa das bolinhas”, décimo quarto espetáculo montado para infâncias pela Téspis Cia de Teatro, estreou na Itajaí Criativa – residência artística em dezembro de 2023.
O espetáculo é um solo de Denise da Luz que busca dialogar com as crianças a partir de uma imersão lúdica e sensorial em um mundo feito de bolinhas. Com classificação indicativa livre, a peça é sugerida para o público de 04 a 10 anos.
O espetáculo teatral apresenta em sua linguagem hibridismo entre atuação e elementos audiovisuais. Desta forma, a atriz Denise da Luz se relaciona e interage com as imagens propostas, apoiada por ambientação sonora original e luz negra, criando um ambiente lúdico e fantástico, que se propõe a dialogar com as crianças para além da narrativa. A peça não possui palavras articuladas e não se propõe a contar uma história com começo, meio e fim. Sua narrativa é construída a partir do corpo da atriz, do espaço cênico, dos sons e imagens, convidando a plateia a experimentar um jogo sensorial.
“A Téspis vem buscando, cada vez mais, através de suas peças infantis, dialogar com as crianças contemporâneas, que estão, entre outras coisas, fortemente influenciadas pela tecnologia. Nesse caso, os recursos tecnológicos estão à serviço da criação artística e estabelecem uma rápida empatia com o público-alvo, que identifica elementos de ‘seu universo’ postos na cena”, acrescenta a atriz Denise da Luz.
“A maravilhosa princesa das bolinhas” é livremente inspirada na obra da artista plástica e escritora japonesa Yayoi Kusama, que possui forte influência do surrealismo, modernismo e minimalismo. O seu trabalho apresenta a mistura de diversas técnicas, além de uma característica marcante: a obsessão por bolas e pontos.
A peça teatral foi dirigida inicialmente por Max Reinert (diretor artístico do grupo que veio a falecer em julho de 2023) e, em seguida, por Hedra Rockenbach. A diretora contribui com o processo a partir da sua experiência em tecnologia, utilizando-se inclusive de inteligência artificial para a criação de algumas imagens. Ela que também criou e opera a luz e a trilha sonora, estabelecendo um jogo ao vivo com a atriz Denise da Luz, propondo diálogos em tempo real entre imagens e corpo, proporcionando um ambiente imersivo, divertido e provocante.
A montagem do espetáculo foi viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura de Itajaí, com renúncia fiscal da Unimed Litoral e o apoio da Procave Incorporações e da Itajaí Criativa – residência artística.
O espetáculo está disponível para participar de circuitos e festivais e deverá ficar em repertório por pelo menos 03 anos.