Formada pelos artistas Joseane Tomaz e Adriano Fagundes, a Cia de Teatro Arte de Cá, em Joinville/SC, foi fundada no ano de 2015 e desde esse período tem buscado estabelecer parcerias com outros artistas da cidade para manter suas produções.
Possuem, ambos, mais de 20 anos de experiência com teatro, começando juntos, na adolescência, estudando teatro na Casa da Cultura de Joinville e participando de montagens importantes como “O Noviço” de Martins Pena, porém sempre como voluntários.
Joseane Tomaz atua no mercado artístico e publicitário há mais de 20 anos. Formada em Eventos e pós graduada em Comunicação e Relações Públicas passou por empresas como RBS TV, atual NSC TV, e Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Além de integrar a Cia de Teatro Arte de Cá, também é voluntária da Cia de Teatro da Univille.
Adriano Fagundes iniciou suas atividades artísticas na dança com destaque para a dança clássica, sapateado e dança contemporânea com participações no Festival de Dança de Joinville. Com formação intermediária em piano, acumula diferentes intervenções artísticas há mais de 15 anos. Formado em Administração de Empresas pela Universidade da Região de Joinville, é especialista em Desenvolvimento Gerencial e Gestão de Pessoas.
Após uma pausa durante a pandemia, a companhia retorna, buscando possibilidades de rentabilizar o trabalho para poder profissionalizar sua atuação. A companhia tem se aventurado em inscrever projetos e atuado como parceiros de outras companhias, em busca de formação em gestão e empreendedorismo para tornar o trabalho sustentável.
Sobre a participação da companhia no projeto Mentorias Criativas, os artistas dizem que “Todos os blocos foram importantes, pois cada um abordou informações peculiares e únicas. Quando estudamos sobre contemporaneidade aprendemos que essa linguagem serve muito bem a qualquer tipo de público e que, apesar de não ser a linguagem que trabalhamos, nos encantamos em aprender mais sobre ela. As trocas sobre espetáculos infantis foram riquíssimas. Nós gostamos de trabalhar para essa faixa etária, inclusive o grupo surgiu a partir de um espetáculo infantil, por isso aprendemos muito ao conhecer os espetáculos infantis contemporâneos da Téspis e toda a sua intencionalidade. Ao falar sobre “sedes” nos trouxe inúmeros questionamentos que ainda não tínhamos parado para pensar. Ouvimos a experiência dos outros grupos e foram momentos de muitos aprendizados! Adoramos conhecer a história da Téspis com a Itajaí Criativa e saber que, por mais inusitado que seja, é possível. Quando entramos em administração aprendemos muito sobre as necessidades básicas para um negócio cultural acontecer. Nós já tínhamos uma noção, mas foi ainda mais esclarecedor conhecer todo o caminho que a Téspis percorreu e ainda percorre nesse sentido, para saber o que de fato nos cabe ou não. Por último falamos sobre leis de incentivo e quanto aprendizado! Apesar de já termos tido projetos incentivados, ainda não nos aventuramos em leis federais, nem estaduais, então aprendemos muito com a experiência que nos foi passada.“
E completam: “Todos os assuntos mexeram com a gente e tem nos feito discutir e pensar sobre todos os aspectos apontados, porém nos fez refletir acerca do que realmente queremos de linguagem artística para os próximos trabalhos. Com uma análise abrangente identificamos que estamos ligados também a dança e a música, nos levando a estabelecermos como meta o uso da linguagem de musicais em nossos próximos trabalhos, mas com as mentorias entendemos que é preciso aprofundar ainda mais nesse quesito. Teremos pela frente longo trabalho individual e coletivo, porém tudo será gradativamente aplicado.“
Para conhecer mais o trabalho da companhia, acesse:
instagram.com/artedecaciadeteatro
youtube.com/@artedecaciadeteatro
artedecaciadeteatro@gmail.com
(Projeto cultural selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura, processo FCC 2920 / 2022, com apoio da Itajaí Criativa – residência artística e Procave Empreendimentos.)