O mais novo espetáculo da Téspis Cia. de Teatro, Índice22 foi um dos selecionados para circular pelo projeto EmCenaCatarina do SESC
O Sesc, um dos principais fomentadores de cultura de Santa Catarina, divulga os projetos artísticos selecionados para as turnês que percorrerão todas as regiões do estado em 2019. Serão mais de 388 apresentações de qualidade promovidas pelos projetos Baú de Histórias, Mostra EmCenaCatarina e Circuito Sesc de Música.
Os projetos, que existem a mais de 17 anos, são responsáveis por levar cultura, arte e formação a população catarinense. A seleção ocorreu via Plataforma IdCult.Sesc, que recebeu um grande número de propostas culturais, entre 04 de outubro e 04 de novembro de 2018. Os projetos possibilitam anualmente que a população de mais de 30 cidades catarinenses tenha acesso a espetáculos de notoriedade acompanhados de rodas de conversa onde artistas e públicos se encontram para dialogar sobre os trabalhos. Obras que vezes não chegariam a algumas localidades sem a ação do Sesc.
Os trabalhos escolhidos se destacaram pela qualidade e pela diversidade de linguagem nas áreas da música, artes cênicas e literatura. “Sob diferentes aspectos, as obras escolhidas valorizam a poesia, o afeto, o diálogo e a valorização das diferentes culturas locais. Provocar o encontro, o atravessamento, criar eco, conectar através do olhar são caminhos amplamente exploradas nesses trabalhos. O público pode esperar muita emoção, diversão e encantamento” comenta Maria Teresa Piccoli, Gerente de Cultura do Sesc/SC.
A Mostra EmCenaCatarina, maior programa de circulação de espetáculos catarinenses de artes cênicas pelo Estado, recebeu 111 inscrições de várias regiões do estado, mostrando a vasta produção catarinense. Para a turnê estadual foram selecionados o espetáculo “Índice22”, da Téspis Cia de Teatro (Itajaí), comemorando os 30 anos de carreira da atriz Denise da Luz e a peça “O que só passarinho entende”, um trabalho poético da Cia Artística Cobaia Cênica (Rio do Sul) que vem se destacado nas suas produções. Para circulação regional, foram selecionadas a peça “O meu pai é um homem pássaro”, da Cia Experimentus Teatrais (Itajaí), com uma montagem inventiva que explora a relação de pais e filhos e, o espetáculo “Caê”, da Karma Cia de Teatro (Itajaí), uma releitura e homenagem ao artista visual de Itajaí Mauro Caelum (in memoriam), os trabalhos são voltados para crianças e adolescentes. 25 cidades recebem a Mostra com 3 dias de programação, as apresentações são seguidas de rodas de conversa mediadas por artistas convidados de cada cidade. Há 19 anos na estrada, o projeto é uma referência nessa área e foi fundamental para o crescimento e projeção de muitos dos mais importantes artistas de teatro, circo e dança do Estado, desenvolvendo e ampliando o mercado, bem como valorizando a produção local.