A peça partiu da visita aos arquivos (vídeos, textos, fotografias) da Téspis Cia de Teatro e suas atividades dos últimos 30 anos. Nasceu justamente para comemorar seu 30º aniversário e inicialmente traria Denise da Luz e Max Reinert em cena, com a direção de Hedra Rockenbach (soud designer, musicista e iluminadora), parceira de criação da companhia desde 2012.
Com a morte de Max, que aconteceu em julho de 2023, o espetáculo transformou-se em um solo de Denise, e conta ainda com as interlocuções artísticas de Luciana Romagnolli (doutora em artes cênicas, jornalista e psicanalista) e Paloma Bianchi (artista da dança, pesquisadora e professora).
Dando continuidade à pesquisa da Téspis, o espetáculo apresenta uma dramaturgia não linear e desenvolve sua linguagem apoiada na corporeidade da atriz na relação com elementos cênicos e com recursos audiovisuais, para criar paisagens que possam propor leituras que se completam com o olhar do público.
Em cena vemos uma mulher que tenta se reconhecer em antigas imagens de peças que já montou e depara-se com questões como presença, ausência, luto e lutas. Relembra o passado, questiona o presente e convida a olhar para os futuros possíveis.
Foto: Mathý Groszewica
A montagem da peça faz parte do projeto “Téspis 30 anos – montagem e formação” que foi aprovado pela lei de incentivo à cultura, com patrocínio da Prefeitura e Fundação Cultural de Itajaí, com incentivo cultural da Unimed Litoral.
Sinopse:
Um espaço vazio. Uma mulher passeia pela linha do tempo traçando fios de memórias. Vida, morte, arte, luto e solidão se misturam, deixando rastros que configuram novas paisagens. Desse lugar ela olha para o futuro e celebra o presente!
Duração: 45 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos
Foto: Mathý Groszewica
Ficha Técnica:
Atuação, dramaturgia e produção: Denise da Luz
Direção, ambientação sonora, iluminação e vídeos: Hedra Rockenbach
Interlocução artística: Luciana Romagnolli
Interlocução dramatúrgica: Paloma Bianchi
Figurino e assistência de produção: Leandro Cardoso
Preparação vocal: Luciana Leite Lee
Costura: Lélia Machado de Melo
Fotografia: Mathý Groszewica
Design gráfico: Daniel Olivetto
Assessoria de imprensa: Camila Gonçalves
Realização: Téspis Cia de Teatro
Foto: Mathý Groszewica
Foto: Mathý Groszewica
Foto: Mathý Groszewica