Max Reinert, dramaturgo da Téspis Cia. de Teatro, ministra oficina de escrita dramaturgica em setembro
Nos dias 21, 22, 27, 28 e 29 de setembro, Max Reinert, dramaturgo e diretor da Téspis Cia. de Teatro, ministrará na Itajaí Criativa – residência artística uma oficina intitulada Escrita Criativa em Dramaturgia.
A oficina se propõe a auxiliar os participantes a encontrar uma forma singular e criativa de se expressar através da escrita dramatúrgica. Através de exercícios práticos de escrita criativa, os participantes serão impulsionados a descobrir uma voz própria, tentando libertar-se de conceitos pré-estabelecidos.
A dramaturgia contemporânea conquistou uma liberdade bastante grande nos últimos tempos. Mesmo assim, ainda permanece no imaginário de muitas pessoas as idéias ligadas ao realismo e ao autor como uma entidade que escreve suas “teses” encastelado em uma torre de conhecimento.
A presente oficina busca dar voz as idéias de todos aqueles que têm vontade de expressar-se através do teatro, tentando oferecer ferramentas e estratégias dramatúrgicas para que o “material escrito no papel” possa ganhar corporeidade e status de “acontecimento teatral”.
Serão realizados 05 (cinco) encontros de 03 (três) horas, onde os participantes, além de realizar exercícios práticos de escrita, analisarão os textos produzidos pelos outros participantes, tentando criar um espaço aberto para o diálogo sobre a produção do grupo.
O público alvo são atores, escritores, estudantes da área de artes cênicas e de letras, além de interessados em escrever textos para teatro com idade mínima de 16 anos. O investimento para participar é de R$ 120,00 e os interessados devem preencher o formulário online para receber mais informações.
Sobre o ministrante
Max Reinert tem formação autodidata na área teatral e é integrante da Téspis Cia. de Teatro desde sua fundação em 1993, tendo realizado outros trabalhos profissionais antes desta data.
Foi integrante do Núcleo de Dramaturgia do SESI – PR – Teatro Guaíra, onde desenvolveu estudos referentes a construção dramatúrgica contemporânea. Dentro deste projeto escreveu Pequeno Inventário de Impropriedades (premiado como Melhor Texto Original nos festivais nacionais de teatro de Limeira e Americana – ambas no estado de SP – e publicado pelo mesmo em 2010), Hipotermia (também selecionado para publicação, em 2011; montado pela Cia. Ambulatório, de Curitiba, em 2013 e pelo Grupo Teatro Sim!!! Por que Não? de Florianópolis em 2014), Blow me Up ou Sobre a Natureza dos Homens Bomba (montado pelo Núcleo de Encenação e Atuação do SESI – Teatro Guaíra em 2012), Agora Sou Outra, Índice 22 e Meteoros (em cartaz pela Téspis Cia. de Teatro).
No ano de 2012 começa a ministrar oficinas de dramaturgia e escrita criativa, tendo participado do projeto Encontro com o Dramaturgo em Florianópolis, mantido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e também pelo SESC – SC através do Projeto Repertórios nas cidades de Joinville, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul.
Em 2013 lança o livro “Primeiras Obras”, pela Editora MultiFoco (Rio de Janeiro) dentro do selo Dramaturgias, com curadoria da Revista Virtual Questão de Crítica e atua como assessor no projeto Dramaturgia – Leituras em Cena do SESC – SC. Em 2015 volta a atuar neste mesmo projeto e realiza, também pelo SESC-SC o projeto Boca de Cena, onde é orientador de oficinas de escrita dramatúrgica em cidades do interior do estado.
Em 2016, participa como convidado da Feira do Livro de Jaraguá do Sul, na mesa redonda Dramaturgia e Encenação, ao lado de Samir Yazbec e Marcos Damaceno. Em novembro participará do 2º Seminário Brasileiro de Escrita Dramática, ministrando aula sobre a obra do dramaturgo venezuelano Gustavo Ott.
SERVIÇO
Oficina: Escrita Criativa em Dramaturgia
Dias 21 (quarta), 22 (quinta), 27 (terça), 28 (quarta) e 29 (quinta) de setembro
das 19h às 22h
na Itajaí Criativa – residência artística (Rua Dr. Pedro Ferreira, 222 – centro)
Investimento de R$ 120,00
VAGAS LIMITADAS
(mínimo de 05 pessoas, máximo de 15)