A programação do evento, que será transmitida no canal do YouTube da Téspis Cia. de Teatro entre 22 e 26 de fevereiro, terá intérprete de libras, contará com peças teatrais, leituras encenadas e rodas de conversa
Em 22 de fevereiro, o ‘Laboratório Cena Contemporânea’ online abre a programação cultural da Itajaí Criativa – residência artística em 2021. O evento é gratuito e será transmitido online, sempre às 20h, até 26 de fevereiro, no Canal do youtube da companhia (clique para acessar).
A programação reúne grupos e artistas convidados, entre eles Mauro Filho e Leandro Cardoso da Karma Coletivo de Artes Cênicas, Grupo Risco de Teatro, o ator e diretor Daniel Olivetto da Cia Experimentus Teatrais e o ator Jônata Gonçalves. As peças teatrais, leituras encenadas e rodas de conversas promovidas no evento serão acessíveis, contando com intérprete de libras para surdos ou ensurdecidos. A classificação indicativa sugerida é para pessoas a partir de 16 anos.
Transmitido a partir da Itajaí Criativa – residências artística, o evento tem como objetivo discutir, divulgar e promover a cena teatral contemporânea em Itajaí desde a produção, formação e inserção no cenário nacional. Neste ano, em que os artistas ainda estão se reinventando na maneira de produzir e de se relacionar com o público devido à covid-19, o evento foi adaptado para o formato online. A programação ocorrerá em cinco dias, contando com oito horas de duração e envolvendo 17 profissionais de diversas áreas, sendo eles: artistas da área teatral e da área audiovisual, produtores, assessoria de imprensa, técnico de iluminação e tradutora de libras.
As atividades serão uma mescla de transmissões ao vivo com materiais já finalizados e gravados, adaptados especialmente para o ambiente virtual, como as peças “Rinha“, do Grupo Risco de Teatro, e “Amar é Crime” do ator Jônata Gonçalves, além das leituras encenadas “Hiportermia” e “Blow me up ou Sobre a natureza dos homens-bomba“, de Max Reinert. Todas a programação será transmitida ao vivo a partir da Itajaí Criativa – residência artística, que centralizará os bate-papos e rodas de conversa com os artistas envolvidos nas peças e nas leituras sempre após as transmissões. Toda noite contará com uma pauta temática, que pode ser conferida na programação completa do evento.
“Esperamos poder começar o ano trazendo uma programação que seja de qualidade e discutindo questões artísticas que dialogam com os acontecimentos deste momento histórico. A contemporaneidade não é um “estilo”, é sobretudo a capacidade de uma obra em se relacionar – mesmo que seja estando em discordância – com a sociedade em que está inserida. Nosso desejo é contribuir para o entretenimento dos espectadores e também oferecer a oportunidade de pensarmos juntos sobre o futuro”, completa Reinert.
Em 2016, foi realizada a primeira edição do ‘Laboratório Cena Contemporânea‘. Naquele ano, a Téspis trouxe como recorte à cena e à discussão, a dramaturgia de Max Reinert, que entre 2009 e 2011, frequentou o Núcleo de Dramaturgia Sesi PR – Teatro Guaíra. Desde então, o dramaturgo vem assinando os textos não só do próprio grupo, mas também textos que têm sido montados por outros coletivos.
A programação completa do evento pode ser acessada em: www.youtube.com/tespisciadeteatro, endereço eletrônico do canal de YouTube da Téspis Cia de Teatro. É nesse espaço virtual que serão transmitidas as apresentações gravadas e ao vivo, sempre respeitando as normas de distanciamento social. O ‘Laboratório Cena Contemporânea‘ é projeto aprovado pelo Edital de Eventos Festivais Online, oriundos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, de Nº 012/2020, da Fundação Cultural de Itajaí e conta com o apoio da Procave Empreendimentos.
Teatro contemporâneo
O evento tem como objetivo trazer o teatro contemporâneo não somente como obras realizadas na atualidade. Para isso, elaboramos um recorte de trabalhos que trazem em sua construção elementos de articulações específicos, tais como: dramaturgia não-linear e desconstrução de narrativas tradicionais (histórias com começo, meio e fim), hibridismo na linguagem (utilização de texto, corpo, recursos plásticos e audiovisuais), revisão do conceito de ‘personagem’ (pensando a atuação do ponto de vista performativo e não representacional). Além de outras qualidades de fruição do público (não apenas como agente passivo, mas como alguém que auxilia na construção de sentidos da obra).
Programação completa
O que: Tema da noite: “Procedimentos para um teatro documental” – Transmissão Peça “RINHA” (Grupo Risco de Teatro) – Bate-papo com os atores ao vivo na Itajaí Criativa.
Sinopse: Em um procedimento documental, os atores do Grupo Risco, ouviram de dois lutadores relatos de suas experiências com a masculinidade. Suas histórias são golpes da memória, sombras da infância, afetos quebrados e expectativas tóxicas transformadas em jogo performático pelos atores-documentaristas.
Quando: 22 de fevereiro (segunda-feira), às 20h – GRATUITO
O que: Tema da noite: “Dramaturgia sob violência” – Transmissão Leitura “BLOW ME UP OU SOBRE A NATUREZA DOS HOMENS BOMBA” (com Denise da Luz, Max Reinert e Pietra Garcia) – Bate-papo com os atores e dramaturgo ao vivo na Itajaí Criativa.
Sinopse: “BlowMeUp cruza discursos desesperados de pessoas inábeis em lidar com o caótico, o frustrante e o imperfeito da vida, quando o que desejam é controle e garantia. Não é (e nem pretende ser) uma peça/retrato de uma família. Ela trabalha com o descompasso entre o que fazemos e o que pensamos, entre estar morto enquanto se pensa que está vivo. Ou ainda, na ideia de querer fazer o bem enquanto se faz o mal. Na verdade, não é uma peça… é um olhar para o abismo que construímos cotidianamente. Até explodir.”
Quando: 23 de fevereiro (terça-feira), às 20h – GRATUITO
O que: Tema da noite: “Questões de gênero na produção contemporânea” – Transmissão roda de conversa (com os convidados Daniel Olivetto (Cia Experimentus Teatrais), Mauro Filho e Leandro Cardoso (Karma Coletivo de Artes Cênicas) ao vivo na Itajaí Criativa.
Sinopse: Os artistas itajaienses discutem o processo de trabalho de seus novos projetos (“Ações para Reexistir” e “Proibido Acesso“), que tem como temática questões ligadas à cultura Queer e LGBTT.
Quando: 24 de fevereiro (quarta-feira), às 20h – GRATUITO
O que: Tema da noite: “Teatro como enigma ou experiência?” – Transmissão Leitura encenada “HIPOTERMIA” (com Sabrina Francez, Matheus Groszewica, Denise da Luz e Max Reinert) – Bate-papo com atores e dramaturgo ao vivo na Itajaí Criativa.
Sinopse: “Hipotermia explora os ‘últimos momentos’ de uma voz. Seus dois últimos segundos, naquele espaço entre o mundo dos vivos e daqueles que já não estão mais presentes. As contradições vividas por uma mente, perturbada por seus desejos, diante do desalento da morte. Imerso em um processo de perda das ilusões e anseios, percebe que a morte é um simples gesto da vida cotidiana.”
Quando: 25 de fevereiro (quinta-feira), às 20h – GRATUITO
O que: Tema da noite: “Marginalidade na obra de Marcelino Freire” – Transmissão Peça “AMAR É CRIME” (com Jônata Gonçalves) – Bate-papo ao vivo com o ator na Itajaí Criativa.
Sinopse: Dentro do camarim, lugar ritualístico, de transição entre o real e a ficção, um ator nos traz uma série de histórias em que o amor flerta com seu reverso: a dor, a morte, o mal. Componentes presentes nos contos de Marcelino Freire, um dos mais celebrados escritores contemporâneos, que coloca no centro de sua literatura um desfile de personagens marginalizados, invisíveis em nossa sociedade.
Quando: 26 de fevereiro (sexta-feira), às 20h – GRATUITO
Mais informações:
Produção 47 9990-1516 (Denise da Luz)
Assessoria de Imprensa 47 9 96549105 (Camila Gonçalves)
Canal do youtube: https://www.youtube.com/TespisCiaDeTeatro